Wednesday, November 24, 2004

"Revelação: a verdadeira Garota de Ipanema."Por Vinícios de Morais



(Musa inspiradora da canção "Garota de Ipanema")


"Seu nome é Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto,mas todos a chamam de Helô. Há três anos atrás ela passava, ali no cruzamento de Montenegro e Prudente de Morais, em demanda da praia, e nós a achávamos demais. Do nosso posto de observação,no Veloso, enxugando a nossa cervejinha, Tom e eu emudecíamos à sua vinda maravilhosa.O ar ficava mais volátil como para facilitar-lhe o divino balanço do andar. E lá ia ela toda linda, a garota de Ipanema, desenvolvendo no percurso a geometria espacial do seu balanceio quase samba, e cuja fórmula teria escapado ao próprio Einstein; seria preciso um Antônio Carlos Jobim para pedir ao piano, em grande e religiosa intimidade, a revelação do seu segredo.Para ela fizemos, com todo o respeito e mudo encantamento, o samba que a colocou nas manchetes do mundo inteiro e fez de nossa querida Ipanema uma palavra mágica para os ouvintes estrangeiros. Ela foi e é para nós o paradigma do bruto carioca; a moça dourada, misto de flor e sereia, cheia de luz e de graça mas cuja visão é também triste,pois carrega consigo, a caminho do mar, o sentimento da que passa, da beleza que não é só nossa- é um dom da vida em seu lindo e melancólico fluir e refluir constante."

(Vinícius de Moraes)

6 comments:

Peter said...

Os meus agradecimentos à Gisele,que nos enviou o endereço do site http://www.garotadeipanema.com

amita said...

Peter, sabia parte da história da música que é lindíssima. Achei uma delícia o relato do Vinícius. Bjos

Anonymous said...

Sim Peter.. está é a Helo..
a musa inspitadora do Vinícius.. ela ainda é muito bonita e continua a ir em Ipanema.. rss
bjs amigo!!!

Luzdaminhaalma.zip.net

Peter said...

Na verdade Lú,é uma verdadeira musa inspiradora.

Anonymous said...

foi um prazer peter....beijinho...gi

Maria Odila said...

Fiquei encantada porque finalmente teu blog abriu certo, também porque me vi - você havia me dito, mas me ver homenageada assim é maravilhoso.
Vim dizer que fiquei muito feliz, que adorei saber da história da música e que este é um blog bom de chegar, descansar ouvindo a música e feiar te lendo, lendo letras doces, novas e ótimas.
Beijos
maria