Wednesday, March 02, 2005

Early Spring



Guo Xi não queria apenas mostrar a beleza de uma paisagem no fim do Inverno. Ele queria provar, na sua pintura amadurecida pela reflexão, como as imagens podem ser a expressão de uma sabedoria.
Na “Primavera Precoce” (Tsao Chun), pintura datada de 1072, sente-se quão insignificante é o homem perante a incansável majestade da natureza em turbilhão. Na realidade, dificilmente se distingue a presença do homem na paisagem. O que importa aqui é deixar clara a percepção do súbito despertar da natureza após o longo sono do Inverno.

Mas quem é esse homem que é parte de uma paisagem e que, no entanto, se mostra como aquele que percebe o espírito da natureza em acção? De forma característica, produz-se uma comunhão de sentidos em cadeia: esse homem que se identifica com a paisagem é tanto o pintor como a pessoa que se encontra a ver a pintura.
Explicando essa sintonia espiritual, o pintor escreveria que o simples facto de olhar para uma determinada pintura nos altera a disposição, como se realmente estivéssemos naquelas montanhas.

6 comments:

lique said...

E é um facto que o nosso olhar sobre uma pintura pode alterar a nossa disposição de diversas formas. E esta é uma bela paisagem.
Obrigada, Peter, pelos teus votos lá no meu blog. Bjs

Peter said...

Lique, estava convencido que o meu "escrito" não tinha entrado.

BlueShell said...

Peter, lembras-te de eu dizer que preferia as paisagens? Agora já percebes a razão...
Jinho e boa noite
BShell

Peter said...

Fizeste a "ronda da noite" ? Gosto do desenho deles por causa da finura e precisão do traço e pela delicadeza das figuras. __ Dorme bem*

BlueShell said...

Estou na ronda da manhã... Quem me vir deve achar que eu não tenho mais o que fazer...cruzes! Com tanto trabalho à esPERA DO "JE".
vOU. DEITAR MÃO À OBRA. INTÉ...

Peter said...

Manoel Carlos, o servidor do http://conversasdexaxa3.blogs.sapo.pt, o Sapo, tem dificuldades em satisfazer o tráfego.Talvez que o n/blog, por causa das imagens, seja um pouco pesado e daí demorar tempo a abrir e, por vezes, não abra.___ De igual modo tive talvez maiores dificuldades com o seu, pois ultimamente ficava apenas o ecrã azul e acabava por desligar o PC (?). Por este motivo retirei-o dos links. Mas gostava de o voltar a incluir, pelo que vou ver se descubro o endereço.