Sunday, April 03, 2005

Pontificado do Papa João Paulo II



Com mais de 26 anos, foi o terceiro mais longo da história da Igreja Católica, destacando-se as suas viagens pastorais fora da Itália (mais de 100, visitando 129 países e mais de 1000 localidades).
A primeira metade do pontificado fica marcada pela luta contra o comunismo na Polónia e restantes países da Europa de Leste e do mundo. Na segunda metade é de notar a crítica ao mundo ocidental capitalista, opulento e egoísta, dando voz ao Terceiro Mundo e aos pobres.
Criticou a aproximação da Igreja com o marxismo nos países em desenvolvimento , e em especial a Teologia da Libertação.
Durante a sua visita a Cuba, em Janeiro de 1998, que marcou o fim de 39 anos de relações tensas entre a Igreja Católica e o regime de Fidel Castro, condenou o embargo económico dos EUA ao país. Em 2003, por intermédio do cardeal Angelo Sodano, enviou uma carta ao presidente Fidel Castro criticando "as duras penas impostas a numerosos cidadãos cubanos e, também as condenações à pena capital".
Condenou também o terrorismo e o ataque ao World Trade Center ocorrido em 11 de Setembro de 2001, nos Estados Unidos da América.
Promotor de uma aproximação às outras grandes religiões monoteístas do mundo, João Paulo II enfrentou no entanto acusações de «proselitismo agressivo» feitas pelo mundo Ortodoxo. A reconciliação com os judeus marcou a sua viagem à Terra Santa em Março de 2000 e uma «viragem» nas relações entre as duas religiões.Motivou o diálogo inter-religioso, o ecumenismo e a cultura da paz, sendo o primeiro Sumo pontífice a visitar o Muro das Lamentações em 12 de Janeiro de 2000, em Jerusalém e onde pediu perdão pelos erros e crimes cometidos pela Igreja no passado. Foi o primeiro a pregar numa sinagoga, a entrar numa mesquita (em Damasco, Síria), e a promover jornadas ecuménicas de reflexão pela paz em Assis (Oração Mundial pela Paz). Fez a primeira visita de um Sumo Pontífice católico à Grécia desde a separação das Igrejas Católica e Ortodoxa no Cisma de 1054.

2 comments:

Anonymous said...

Acabou-se o sofrimento. Está em Paz no seio de Deus.

BlueShell said...

Fez o que pôde...que a sua alma descanse em paz...