Saturday, November 20, 2004

Simplicidade é humildade

Numa pequena vila alentejana adorava conversar longas horas com um antigo pedreiro. Uma pessoa quase a fazer 90 anos, mas extremamente lúcida e que, com aquela idade, reconstruiu e adaptou a casa em que vivia, quase sem a ajuda de ninguém.
Falava-me da Natureza, dos legumes e árvores de fruto que cultivava, bem como dos animais que criava e que constituiam a base da sua alimentação.
Estava atento a tudo o que se passava no seu pequeno mundo e discutia comigo os grandes problemas que afligiam a Humanidade. Sabia ler e escrever e ficou por aí, pois havia que ganhar a vida. Aos sábados, pela noite dentro, funcionava como barbeiro, para arranjar mais um dinheirito. Era no tempo em que os trabalhadores do campo apenas faziam a barba ao Sábado, no barbeiro, para no Domingo vestirem os seus fatos de "ver a Deus". É certo que muitos não O chegavam a ver ...
Tinha 3 filhos. Todos tiraram cursos superiores e todos atingiram o topo das suas carreiras, sempre números um.
A semente estava lá ...
Utilizei-o num trabalho que fiz para a Universidade e o Prof manifestou interesse em conhecer o entrevistado. Satisfiz-lhe a vontade.

12 comments:

Maria Azenha said...

Estarei ,fatalmente, ao pé destes seres.
São uma raiz de mim e do mundo real.


bjs.

blimunda said...

obrigada luzesana, já tinha avisado o peter. deve etr acontecido mais alguma coisa, porque cada vez que abro o teu blog, peter, faço um download de música!! que se passa ???

Peter said...

c(ri)arme, vamos lá ver se nos entendemos.Linkei a Marta,por lapso.Não tenho tido contactos com ela (suponho ...).Fiz a respectiva correcção para Martaoutra.São 16.26h acabei de clicar no respectivo link do conversas, que imediatamente me colocou no teu blog.

Peter said...

"Blimunda" (vd "Memorial do convento") não sei o que se passa."maat" enviou comentário nas calmas.

Peter said...

"Blimunda",ao menos a música é boa?

Peter said...

c(ri)arme,bué fixe!

blimunda said...

peter, vamos lá ver se eu entendo: linkaste a outra marta por engano, linkaste a martaoutra e pensaste acertar...mas o que é certo que ao clicar martaoutra vou dar ao blog luzesana. o meu é ante mare, undae, como aliás sabes. que se passa ? além disso, não páro de receber os downloads desta música! deveremos enviar mail para o blogger ?

blimunda said...

peter, socorro! tenho o desKtop cheio de ficheiros dessas músicas !!! Que se passa ?

Peter said...

Faz favor escreves aqui o endereço COMPLETO do teu blog para eu poder proceder à correcção

Amita said...

A sabedoria das gentes simples da nossa terra. Delicioso o teu texto, Peter. Bjos

Peter said...

"amita",como vês não me limito a seleccionar.De vez em quando escrevo prosa,poesia é que não.

Anonymous said...

ler todo o blog, muito bom